Retossigmoidoscopia é um exame indicado para visualizar alterações ou doenças que afetam a porção mais baixa do intestino grosso (reto e sigmoide) e o ânus. O objetivo principal é auxiliar no diagnóstico de doenças do intestino grosso (colites, pólipos, tumores, lesões vasculares, doença diverticular, etc.).
Na maioria das vezes não é necessário sedação, já que é um exame rápido e incomoda pouco. Para a sua realização, introduz pelo ânus o tubo, onde na ponte desse aparelho tem um câmera, que permite examinar até 60 cm., e se precisar, permite retirar biópsias e, inclusive, retirar pólipos (lesões precursoras do câncer).
Em média de 10 minutos, mas se for retirar pólipos pode demorar um pouco mais.
Pessoas ressecadas, dias antes do exame, deve ingerir mais frutas, mais água, mais saladas e evitar frituras, reduzir carnes vermelhas e massas.
A PARTIR DAÍ: alimentar-se a base de sopa (depois de pronta bater no liquidificador), gelatina, suco, água, água de coco até meia noite
TARDE (mais ou menos às 16h): misture numa jarra 2 (dois) fracos de Manitol (250 ml cada) + 500 ml de suco de limão ou laranja + meio frasco de Luftal gotas. Tomar no período de 1 hora.
4 HORAS ANTES DO EXAME: misture e tome 1 (um) frasco de Manitol + 250 ml de suco de limão + meio frasco de Luftal gotas.
Importante comunicar ao seu médico sobre doenças que você tenha, exemplo: diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, cirurgia prévias, medicamentos que faz uso, principalmente se toma medicamentos para circulação.
Se não foi feita sedação, segue rotina normal, lembrando que é sempre bom estar acompanhado. Se foi feita sedação, neste dia, não deverá conduzir veículos e nem exercer atividades de risco que necessite de atenção, justamente por esse efeito sedativo que as vezes prolonga. E é importante o paciente estar acompanhado por uma pessoa maior de idade.